Cuidando bem do seu estofado de couro

11:14 Unknown 0 Comments


Sofás e poltronas revestidos com os mais diferentes tipos de couro nunca saem de moda e são um excelente investimento para quem quer durabilidade

Mas, para dar vida longa ao revestimento, cuidados na manutenção e limpeza são essenciais.

Hidratação já

Se passar cremes no corpo é importante para manter a maciez da pele, com o couro não é diferente, uma vez que ele também é uma pele animal. Por isso, a hidratação é fundamental para evitar trincas e o ressecamento do móvel, que, de preferência, deve ficar protegido do sol por uma cortina ou manta.

Para devolver o brilho ao couro, indica-se procurar um profissional especializado, pois ele saberá dos melhores produtos para realizar a hidratação no seu sofá. 

Tipos de couro

Se a poltrona de couro estiver suja e manchada é preciso limpá-la antes da hidratação. Saber qual o tipo de couro que reveste o móvel é o primeiro passo. Em geral, os couros são divididos em anilinados e pigmentados (ou lisos).

Entre os anilinados estão a camurça, o nobuque e o couro cru. É preciso tomar muito cuidado ao limpar esse tipo de couro, pois a textura e a cor podem ser prejudicadas, já que seu tingimento é feito com tintas solúveis a água e álcool. 

Manchou. E agora?

Apesar de resistente, o couro também está sujeito a manchas de gordura, graxa e outras substâncias difíceis de serem removidas. 

Independente da mancha, algumas recomendações valem para todos os tipos de couro na hora de tirar a marca. Não esfregar em demasiado é a primeira delas, pois pode danificar a textura e a cor do material. Outra dica é esfregar sempre de fora para dentro da mancha. 

0 comentários: